sábado, 24 de setembro de 2011

Ideologia: Termo tem vários significados em ciências sociais




Ideologia: Termo tem vários significados em ciências sociais

Nas ciências sociais, filosofia e áreas afins, o termoideologia é empregado com muita freqüência. Em uma de suas canções, o músico e letrista brasileiro Cazuza fez uma crítica sagaz à ausência de uma ideologia para seguir nos tempos atuais.

O verso de Cazuza - "Ideologia. Eu quero uma pra viver" http://img.uol.com.br/ico_ouvir.gif - pode ser nosso ponto de partida para perguntar: mas afinal, qual é o significado desse termo e como ele surgiu?

O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das idéias".

Destutt de Tracy usou alguns métodos e teorias das ciências naturais (física e biologia basicamente) para compreender a origem e a formação das idéias (razão, vontade, percepção, moral, entre outras) a partir da observação do indivíduo em interação com o meio ambiente. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantastic goods from you, man. I have understand
your stuff previous to and you are just extremely magnificent.
I actually like what you have acquired here, certainly like
what you're saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it wise. I can't wait to
read far more from you. This is really a wonderful website.


Also visit my weblog 2nd hand cars for sale