sábado, 6 de novembro de 2010

Literatura Popular


Literatura popular

De acordo com Vítor Manuel de Aguiar e Silva (cf. Teoria da Literatura, 8.a ed., Coimbra, 1988, pp. 116-118), a designação de literatura popular é equívoca, dada a polissemia do termo "popular".

Deste modo, numa perspectiva romântico-tradicionalista, literatura popular significa "aquela literatura que exprime, de modo espontâneo e natural, na sua profunda genuinidade, o espírito nacional de um povo, tal como aparece modelado na particularidade das suas crenças, dos seus valores tradicionais e do seu viver histórico".

Neste sentido, literatura popular aproxima-se dos conceitos de literatura oral, literatura tradicional e até de romanceiro, enquanto literatura que, opondo-se a uma literatura mais erudita decorrente de uma cultura letrada, é composta para o povo, ou criada pelo próprio povo, muitas vezes anonimamente, veiculando informações sobre eventos e personagens históricos ou semilendários, registrando os seus anseios diante de fenômenos da Natureza, as suas formas de reagir à insegurança, o seu imaginário, e transmitida quer oralmente (com recurso a processos mnemónicos como a rima, o refrão, a isometria, etc.), quer através de circuitos e estratégias particulares de distribuição (caso, por exemplo, da literatura de cordel).


Ainda segundo Vítor Manuel de Aguiar e Silva, esse sentido não se confunde com a perspectiva romântico-socialista, pela qual o conceito de popular equivale a "classe social trabalhadora que se contrapõe às classes sociais hegemónicas, detentoras dos meios de produção econômica e ideológica e dos mecanismos de dominação política".

Neste caso, a literatura popular é aquela que decorre frequentemente do desejo de "exercer uma ação pedagógica sobre o povo, no quadro de um projeto utópico-reformista que visa a libertação das classes sociais inferiores - libertação da ignorância, do medo e da injustiça -, a renovação social e a fraternidade humana" (id. ibi., p. 117).

Fonte: Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$literatura-popular>.

Nenhum comentário: