sábado, 20 de novembro de 2010

Literatura oral

Literatura oral - Histórias atravessam milênios

As lendas e tradições orais sempre foram contadas de gerações a gerações, desde os tempos da Pré-História. A literatura oral ainda é muito presente nas tribos indígenas e nos povos da África e Austrália, e durante milênios fora a única forma de memorizar fatos e mitos de diversos grupos.
O surgimento da escrita e a oficialização da história humana no planeta, auxiliou o homem a registrar os fatos antes passados oralmente. O escritor francês Charles Perrault foi um dos pesquisadores de tradições passadas oralmente e as transformaram em livros.

Hans Christian Andersen se baseou em muitas histórias orais para compor seus contos infantis. No Brasil, a literatura oral, além das culturas indígenas, também está presente em nosso folclore , o primeiro a imortalizar nossas histórias foi Luís Câmara Cascudo.

A história contada e recontada no decorrer de diversas gerações sofre modificações ao longo do tempo, sem compromisso com a cultura formal. Muitas destas histórias são contadas e adaptadas em contos populares.

Os personagens, na maioria das vezes, são mitológicos ou descritos dentro da simplicidade do homem da sociedade na qual a narrativa é contada. Há também a ocorrência de fatos fantásticos e miraculosos.

Nenhum comentário: