sábado, 3 de abril de 2010

Nossa lingua nacional


um pouco do significado de nossa lingua...

É a língua do povo de uma nação enquanto relacionada com um Estado politicamente constituído. A língua nacional é por isso vista como a língua oficial de um país. Ter uma língua como própria de um país funciona como um elemento de sua identidade política e cultural. Mas não há correspondência direta entre uma língua nacional e um Estado. Cada país pode ter mais de uma língua oficial em virtude de ter na sua história e constituição povos diferentes.

A língua nacional caracteriza-se como uma em virtude de uma relação de unidade imaginária da língua que é atribuída à Nação. No entanto se observamos uma língua nacional vamos observar que no seu funcionamento global ela apresenta uma diversidade interna muito grande. Há a língua do cotidiano que difere da língua escrita. Há a língua de um grupo social que difere da língua de outro grupo social Há a língua de uma região que difere da língua de outra região. Há a língua de um grupo profissional que difere da língua de outro grupo profissional. No Brasil, por exemplo, há diferenças grandes entre a língua do Centro-oeste e a do Sul, entre a do Sul e a do Sudeste, entre estas e a língua do Nordeste ou do Norte. E mesmo dentro de uma região podemos ver diferenças significativas. Até mesmo dentro de uma cidade, se ela for grande, estas diferenças podem aparecer. É nesta medida que a língua nacional aparece como uma unidade imaginária que funciona como a garantia de que todos, o povo, tem a mesma língua. As diferenças entre as variedades de uma língua é com freqüência chamada de dialeto.

Esta não coincidência entre a língua no seu funcionamento real e a unidade imaginária da língua em geral opera a partir da identificação de uma das variedades de língua que passa a funcionar como a língua. Em geral é tomada como a língua a língua escrita pelas pessoas de alta escolaridade e a língua falada também por estas pessoas em situações formais. Esta variedade da língua passa a funcionar assim como modelo e leva a que as outras variedades de língua ou formas delas sejam consideradas como erradas. A noção de erro em língua é deste modo uma noção que opera uma hierarquização social das relações entre variedades existentes da língua. A noção de erro é assim uma noção constituída pelas relações de poder envolvidas nas relações de línguas. As relações de poder nas relações de línguas não se reduzem, no entanto, só à noção de erro.

Nenhum comentário: