sábado, 6 de março de 2010

Identidade da cultura brasileira


e dando continuidade as identidade da cultura brasileira

As manifestações culturais de negros e indígenas são partes importantes na afirmação das identidades étnicas e da tradição. São manifestações que celebram a vida, a morte; que apresentam hábitos artístico, culturais e espirituais. Além disso, a diversidade das culturas, das diferentes visões de mundo e dos diversos modos de viver o cotidiano é um riquíssimo patrimônio da cultura brasileira – já reconhecida em todo o mundo.

A identidade étnico-cultural, portanto, é responsável por estabelecer as bases de como a pessoa interage com o mundo, com a natureza, com a sociedade, entre muitas outras coisas. Esses são alicerces para toda a vida e que começam a ser construídos já nos primeiros anos da criança a partir do convívio com familiares, com os mais velhos, nas escolas, nas comunidades ou nas aldeias onde vive.

Valorizar as identidades e a cultura negra e indígena tem se apresentado como um caminho para assegurar, para as novas gerações, a noção de pertencimento local ou regional, o aumento da auto-estima, a valorização da tradição e a resistência para manter viva a identidade, a preservação e o desenvolvimento regional.

2 comentários:

Genny Xavier disse...

Querido amigo,
Eu que trabalho na área de gestão em projetos culturais na Fundação Cultural de minha cidade, muito aprendo com as postagens interessantes neste teu blog...
Também como educadora, valorizo seu compromisso com a informação de qualidade...continue assim.
Beijos e carinho,
Genny

Luiz Reginaldo Silva disse...

Genny...

Fico com uma enorme responsabilidade de manter esta mesma pegada daqui pra frente depois de tão elogiada observação nas minhas postagens!

Será como sempre muitissima bem vinda.

Abraços

Luiz Reginaldo