sábado, 5 de dezembro de 2009

Comunicação de massa II
Comunicação de massa e seus novos valores

“A mídia não é apenas a mensagem. A mídia é uma massagem. Estamos constantemente sendo acariciados, manipulados, ajustados, realinhados, e manobrados.”

Os meios de comunicação são considerados como o resultado do processo histórico-científico, no qual a humanidade foi progredindo na descoberta de recursos e valores em tudo o que foi criado, ou seja, a sociedade é o que é, hoje, devido ao desenvolvimento de tecnologias que trouxeram novos valores, novas formas de relacionar-se. A mídia influencia o modo de vida e o comportamento das pessoas nem sempre para o bem, mas ela tem função na nossa sociedade. Qual seria? Ela não assume outras funções, além das suas, ou será que não estão bem estabelecidas?

A pós-modernidade caracteriza-se por fatores como individualismo, consumismo, conhecimento especializado, cultura de massa e, principalmente, valores voláteis. Todos estes fatores estão cada vez mais presentes, porque a internet facilita a comunicação entre as pessoas, tornando-a rápida, acessível para os que estão distantes uns dos outros, mas traz também um contato virtual, relacionamentos superficiais e o isolamento do restante da sociedade. Além disso, aumentou-se o consumismo com o aumento de propagandas e com o surgimento de lojas virtuais.
A indústria cultural atingiu o patamar de ditadora da vida cotidiana: o trabalho, o lazer e outras ações da população são programadas de acordo com os interesses das grandes corporações de entretenimento. A mídia oferece às pessoas sugestões do que fazer, no entanto, o grande problema é que essas sugestões se tornam obsessões, porque todos querem estar “na moda”, querem fazer parte da sociedade, de qualquer forma, mesmo que para isto seja necessário perder a autenticidade e valores morais.
Além disso, a mídia exerce um papel de socializadora e educadora, funções antes ocupadas pela família, pela escola e pela Igreja. Este novo papel é saudável para as novas gerações, é exercido com a devida seriedade? É claro que não se pode generalizar, existem, sim, programas educativos, que trazem reflexões críticas sobre os mais variados assuntos. Agora, há um grande contraponto, porque muitos programas falam sobre violência, tráfico de drogas, como se fossem assuntos banais. Crianças e jovens são educados em meio a tudo isto, não existe filtros para o que veem na televisão e na internet.
Não se pode dizer que os meios de comunicação têm apenas a função de informar. Hoje, o que é vendido não é mais informação e sim, conhecimento. Acontecimentos são de graça, você fica sabendo o que acontece do outro lado do mundo, instantaneamente. As pessoas querem conhecimento, pois não basta estar atualizado para se conseguir um emprego, para se destacar no meio de tantos. Ao se conhecer os fatos, é necessário ter uma leitura de mundo, fazer comparações, traçar paralelos.
Percebe-se assim, que a mídia possui muitas funções, nem sempre muito bem delimitadas, mas que se tornaram bastantes expressivas com o desenvolvimento da tecnologia e do capitalismo. Antigamente, a principal função da mídia era informar. Hoje, ela precisa passar conhecimento, socializar, educar. Todas estas funções nem sempre são realizadas para o bem. Muitas vezes, programas de televisão, jornais, revistas e internet manipulam conteúdos, impedindo o espectador de fazer uma análise crítica de tudo que absorve.
A Internet é hoje sem dúvida um dos canais de comunicação, divulgação e vendas de melhor relação custo benefício da história. Se isso não bastasse, quebra barreiras geográficas, cria novas oportunidades de negócio e revoluciona “velhos mercados” todos os dias.
O Brasil é 6º maior País em número de acessos, são 40 milhões de usuários que passam em média 24 horas por mês conectados a rede. Portanto, tudo isso, ao alcance de um simples clique!

Um comentário:

Genny Xavier disse...

Meu cara Luiz,
em cada visita que faço no teu blog aprendo um pouco mais sobre história, cultura, atualidades...Seu espaço anima a crença de que a internet pode ser um meio eficaz de informação consequente e de fonte de pesquisa.
Parabéns pelo texto.
Genny