sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O que é o estudo de História nos bancos escolares?

É o que nos conta o texto abaixo tendo como ponto de partida a idéia de que a finalidade do conhecimento histórico é propiciar o desenvolvimento das forças transformadoras da História, colaborar com essa conscientização, com o movimento de se relacionar o passado e o presente, em busca de respostas para questões eternas: quem somos, para onde vamos, de onde viemos, para onde queremos ir.

A História é uma área do conhecimento humano preocupado com a compreensão do passado. Buscando em fontes que relatam o passado, procura dar sentido às ações do homem com a intenção de dar resposta a questões do presente. Dessa forma, esse campo de conhecimento oferece um instrumental útil e necessário para que possamos enxergar em uma perspectiva mais profunda o mundo que nos rodeia.

Além de oferecer mais conhecimento, a História tem a interessante capacidade de remontar o passado de formas completamente diferentes. O historiador vai até o passado com um conjunto limitado de perguntas e documentos que o permitem fazer “apenas” uma forma de compreender um determinado período de tempo. Por isso, não podemos encerrar a compreensão de qualquer fato na obra de um único estudioso.

Grosso modo, as primeiras linhas de estudo da História se desenvolveram nas cavernas, quando os primeiros grupos humanos se preocupavam em registrar o desenrolar de sua própria vida cotidiana. Na Antigüidade, os primeiros historiadores se preocupavam em relatar as peripécias dos grandes personagens e o cenário épico das guerras travadas entre os povos. Muitas vezes, comprometidos com algum dos lados dessa história faziam um relato tendencioso e impreciso.

Na verdade, não podemos mesmo pensar que o historiador deixa suas preferências de lado na hora de trabalhar com o passado que lhe atrai. No entanto, durante muito tempo, o estudo da História se mostrou espalhado em relatos desprovidos de algum tipo de rigor que garantisse algum tipo de objetividade. A partir do século XVIII, observamos a proposição de alguns pensadores que tentaram dar critérios mais rígidos no estudo da História.

Nessa corrente, temos a ascendência de um ideal em que o historiador teria a capacidade de falar do passado sem interferir o conhecimento com suas opiniões pessoais. A partir de então, os fatos históricos começariam a ser julgados com base na importância maior dos fatos de ordem política e econômica. Restringindo com bastante força outros temas de análise histórica, esse tipo de perspectiva veio a perder força somente no decorrer do século passado.

Atualmente novos temas vêm tendo bastante força no campo dos estudos históricos. A História oral, a Micro-história e a História Cultural são alguns dos novos campos de atuação dessa área do conhecimento. Tendo caráter fortemente reflexivo, a História possibilita a criação de um espírito crítico capaz de elucidar uma relação mais interessante do homem com a realidade que o cerca.

Tudo de bom e até a próxima!

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