sábado, 29 de outubro de 2011

Ideologia e alienação




Ideologia e alienação

 A variação das condições materiais de uma sociedade constitui a História dessa sociedade e Marx as designou como modos de produção. A História é a mudança, passagem ou transformação de um modo de produção para outro. Tal mudança não se realiza por acaso nem por vontade livre dos seres humanos, mas acontece de acordo com condições econômicas, sociais e culturais já estabelecidas, que podem ser alteradas de uma maneira também determinada, graças à práxis humana diante de tais condições dadas.

O fato de que a mudança de uma sociedade ou a mudança histórica se faça em condições determinadas, levou Marx a afirmar que: “Os homens fazem a História, mas o fazem em condições determinadas”, isto é, que não foram escolhidas por eles. Por isso também, ele disse: “Os homens fazem a História, mas não sabem que a fazem”.

Estamos, aqui, diante de uma situação coletiva muito parecida com a que encontramos no caso de nossa vida psíquica individual. Assim como julgamos que nossa consciência sabe tudo, pode tudo, faz o que pensa e quer, mas, na realidade, está determinada pelo inconsciente e ignora tal determinação, assim também, na existência social, os seres humanos julgam que sabem o que é a sociedade, dizendo que Deus ou a Natureza ou a Razão a criaram, instituíram a política e a história, e que os homens são seus instrumentos; ou, então, acreditam que fazem o que fazem e pensam o que pensam porque são indivíduos livres, autônomos e com poder para mudar o curso das coisas como e quando quiserem.

Por exemplo, quando alguém diz que uma pessoa é pobre porque quer, porque é preguiçosa, ou perdulária, ou ignorante, está imaginando que somos o que somos somente por nossa vontade, como se a organização e a estrutura da sociedade, da economia, da política não tivesse qualquer peso sobre nossas vidas. A mesma coisa acontece quando alguém diz ser pobre “pela vontade de Deus” e não por causas das condições concretas em que vive. Ou quando faz uma afirmação racista, segundo a qual “a Natureza fez alguns superiores e outros inferiores”.

A alienação social é o desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas pela ação humana também sob o peso de outras condições históricas anteriores e determinadas. Há uma dupla alienação: por um lado, os homens não se reconhecem como agentes e autores da vida social com suas instituições, mas, por outro lado e ao mesmo tempo, julgam-se indivíduos plenamente livres, capazes de mudar suas vidas individuais como e quando quiserem, apesar das instituições sociais e das condições históricas. No primeiro caso, não percebem que instituem a sociedade: no segundo caso, ignoram que a sociedade instituída determina seus pensamentos e ações

12 comentários:

Preludios do Infinito Particular disse...

Você mudou tudo por aqui amigo??? Ficou legal eu gostei. Também andei fazendo umaz variações no espaço do hermeneuticas. Como sempre seu conteúdo é imbatível. Adorei os textos. Meu abraço com ternura. Amiga Luciana Goyaz.

Luiz Reginaldo Silva disse...

Luciana, bem vinda por aqui....depois de mais de três anos me rendi e mudei um pouco do visual...como sempre me surpreendendo em?

Abração em ti.

Luiz.

cirandeira disse...

Luiz, o seu espaço é sempre um convite à reflexão e à crítica, e está cada vez melhor!
Agradecemdo sua visita e bons votos
para as "festas de final de ano",
aproveito a oportunidade para retribuir-lhe em dobro o que me desejou;que continue a expandir o
seu trabalho tão valioso e cheio de
generosidade em compartilhar conosco.

Um grande abraço fraterno

Cícero Alberto disse...

Conterrâneo alagoano, visitei seu blog e gostei bastante! parabéns!

Anônimo disse...

Um banho da nossa cultura brasileira. Obrigada amigo Luiz. Abraços ternos.

Anônimo disse...

I'll right away snatch your rss as I can not in finding your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you've
any? Please let me recognise in order that I may subscribe.
Thanks.

My homepage novoline spielen
My page: crop2taiwan.blog.com

Anônimo disse...

Hello, this weekend is good in favor of me, since this occasion i
am reading this great educational post here at my home.


Here is my site; family pet and companion alike

Anônimo disse...

Wow that was unusual. I just wrote an incredibly
long comment but after I clicked submit my comment didn't appear. Grrrr... well I'm not writing all that over
again. Anyhow, just wanted to say superb blog!

Feel free to visit my blog garbage disposal troubleshooting

Anônimo disse...

I have read so many content regarding the blogger lovers however
this article is in fact a pleasant paragraph, keep it up.


Here is my website ... 1986 mazda rx7 for sale

Anônimo disse...

This is very fascinating, You are an overly professional blogger.
I have joined your feed and stay up for searching for more of your magnificent
post. Also, I have shared your site in my social networks

My website; book of ra kostenlos spielen ohne anmeldung

Anônimo disse...

I was able to find good advice from your blog articles.


Here is my web blog: novoline automaten tipps

Anônimo disse...

Thank you, I've recently been looking for information approximately this topic for a while and yours is the best I have came upon so far. But, what about the bottom line? Are you positive about the supply?

My blog garbage disposal