sábado, 6 de agosto de 2011

A importância da Filosofia na construção do conhecimento

A importância da Filosofia na construção do conhecimento

A filosofia tem valor especial, principalmente por sua grandeza de objetivos e de liberdade proveniente da visão rigorosa resultante de sua essência. A importância do saber ou do ensino de filosofia para a construção do conhecimento tem sua partida na compreensão do que o conhecimento filosófico é diferente do senso comum e do religioso.

Portanto, é na interseção deste fazer educativo plurinterdisciplinar que o ensino da filosofia poderá ressignificar-se para desempenhar a sua tarefa e atingir os seus fins.É no bojo intersubjetivo e inter-objetivo dos vários saberes disciplinares e experiências que sua função poderá dilatar-se e aprofundar-se, elevando os jovens ao nível dos domínios do saber sistematizado numa dimensão crítico-reflexiva e transformadora.

O caráter emancipatório da filosofia para a construção do conhecimento crítico-reflexivo encontra sustentação nas condições reais sociais. Dessa forma, reconhece as estruturas da sociedade, na qual os homens estão inseridos e onde são sujeitos ativos e pensantes, bem como autores da dinâmica que dialeticamente alteram o curso das coisas em nome de um fim que é o próprio homem.

Uma educação alicerçada na filosofia, provoca mudanças de comportamento, contribui para a elevação da auto-estima; leva a comunidade escolar a ação-reflexão-ação, o que permite atentar para o verdadeiro sentido do que vem a ser educação para o pensar, posto que, o ato de formar o ser humano resulta de um ato intencional em que educar compreende acionar os meios intelectuais de cada educando para que ele possa assumir o uso de suas potencialidades físicas, intelectuais e morais, sempre atento ao contexto em que está sendo vivenciado.

Um comentário:

Preludios do Infinito Particular disse...

Oiii amigo Luiz Reginaldo! Olha estou quase caindo de sono agora, mas resolvi dar uma passadinha por aqui, conferir suas postagens sempre inteligentes e de grande aprendizado para todos nós leitores. Sabe, Eu nos considero produtos maiores da filosofia. Analisar o belo da natureza, etnia, cultura de cada indivíduo. O que me atrai na filosofia é também, essa busca pela essência do belo. Tanto que, a ciência socrática reconhece o sentido da pura reflexão sobre o «conhece-te a ti mesmo», a ciência do homem. Meu abraço amigo Luiz e grata por ter me aceito no face. Beijinhos da Lou Moonise.