sábado, 25 de setembro de 2010

Cultura como um conceito antropológico


Cultura como um conceito antropológico

Cultura são as mais variadas formas de vida, englobando as instiuições, os hábitos, as crenças, comidas típicas e principalmente a forma de viver e sobreviver.Não se pode afirmar que a cultura é determinada pelo lugar onde nasceu, determinismo geográfico, pois se aos 3 anos de idade a criança mudar de país, ela irá se socializar com a cultura daquele país, ela não levará arraigado em sí.

Não podemos também afirmar que a cultura nasce com o biotipo da pessoa, determinismo biológico, pois irmãos de mesmo tipo genético, até gêmeos, se separados terão culturas diferentes.

Edward Tylor deu um amplo sentido etnográfico para o vocábulo cultura, ao dizer que é todo complexo que inclui conhecimentos, crenças,arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hábitos, adquiridos por um homem de uma determinada sociedade.

Segundo Laraia há muito tempo se estuda os comportamentos dos animais, e também do homem, com a intenção de compreender e assimilar suas diversas atividades cotidianas.Pois não dá para aceitar nada como mal ou como bom sem uma análise prévia. Foram feitos muitos experimentos com animais para tentar entender a fragilidade e ao mesmo tempo a força de um ser vivo.

Existem vários tipos de culturas, até aqueles mais absurdos que podemos imaginar, tanto nós, quanto "eles", isso mesmo, é aí que entra o etnocentrismo, sempre achamos que a nossa cultura é a mais correta, e na verdade não é. Para cada um existe uma verdade absoluta a ser aplicada no decorrer de sua vida.

Nenhum comentário: