sábado, 16 de janeiro de 2010

Cultura ou culturas?
Cultura ou culturas? eis a questão...

Devemos falar de uma só cultura ou de muitas culturas? Mesmo dentro de um país, existe uma cultura homogênea, ou várias culturas que se sobrepõem, coexistindo lado a lado?

Na verdade, basta olhar ao nosso redor para sabermos que há muitas culturas dentro de cada país. No caso do Brasil, temos contribuições culturais da colonização pelos portugueses, dos povos indígenas que habitavam estas terras, dos africanos que foram trazidos como escravos, dos imigrantes italianos, alemães, japoneses, coreanos. O que mantém a unidade, entretanto, entre essas várias culturas é a ocupação de um mesmo território, o uso da mesma língua, o compartilhamento de uma mesma história nacional.

É possível, entretanto, falar também de cultura caipira, cultura rural, cultura sertaneja, cultura urbana, cultura nordestina, cultura paulista, cultura carioca e assim por diante, apenas considerando a diversidade geográfica do país e os diferentes tipos de vida de cada um desses grupos.

É só comparar a cultura do Rio Grande do Sul com a do Amazonas para sabermos que as diferenças também são imensas. Do ponto de vista geográfico, o estado do Rio Grande do Sul é dominado pelos pampas, ou seja, por grandes planícies de vegetação rasteira, adequadas para a criação de gado em grandes fazendas. O clima é subtropical, com quatro estações bem demarcadas. O tipo de ocupação dessas terras dá origem à cultura gaúcha, da qual fazem parte o chimarrão, a bombacha, a chimarrita, o churrasco feito a céu aberto, um vocabulário adequado às necessidades e tradições da região. Essa cultura, ainda hoje, é preservada nos Centros de Tradição Gaúcha, que se encarregam de transmiti-la a crianças e jovens, mantendo-a viva no cotidiano de seu povo.

Na Amazônia, ao contrário, a presença da floresta, dos grandes rios e dos igarapés, das várias tribos indígenas levam ao florescimento de uma outra cultura, mais ligada ao modo de vida ribeirinho, dependente da pesca e da coleta. As histórias, as festas, os mitos fazem menção aos animais da floresta que trazem sorte ou azar, mesclando-os a personagens da corte portuguesa.

3 comentários:

Adinalzir disse...

Caro Reginaldo

Parabéns por mais essa contribuição.

É o interior alagoano divulgando mais uma vez a cultura desse nosso imenso país, nesse espaço acolhedor.

Um grande abraço! :-)

Luiz Reginaldo Silva disse...

Obrigado pela gentileza prof. Adinalzir.

e que tenhamos sempre disposição para estarmos nos caminhos da História!!

Luiz Reginaldo.

Genny Xavier disse...

Querido Reginaldo,
Quando penso no meu país eu vejo uma imagem das minhas reminiscências de infância: as lindas colchas de retalhos que minha avó costurava...eu me impressionava como aquelas misturas de cores, texturas, e retalhos diferentes podia ser tão bonitas e harmoniosas em seu conjunto...
Assim eu vejo o Brasil...e múltiplas culturas...e sua rica diversidade.
Parabéns pelo texto.
Aproveito para agradecer o carinho das suas palavras e visitas no meu "baú de guardados".
Que em 2010 você lute em seus desafios e conquiste seus sonhos.
Beijos,
Genny