sábado, 19 de setembro de 2009

.: O que é História Cultural

Dentro da perspectiva de resgate de diversos textos condensados por mim nestes últimos anos, trago hoje um pequeno resumo de um livro de Peter Buker,

O que é história cultural? A pergunta, formulada há mais de um século, até hoje não obteve resposta satisfatória.

Sem a pretensão de esgotar um tema tão complexo, o autor procura explicar a emergência, a partir da década de 1970, dos aspectos culturais do comportamento humano como centro privilegiado do conhecimento histórico, o que ele chama de ''virada cultural''.

Esse modo de compreender a história resultou em um certo abandono dos esquemas teóricos generalizantes, com a valorização de grupos particulares, em locais e períodos específicos.

Assim, surgiram trabalhos sobre gênero, minorias étnicas e religiosas, hábitos e costumes, incorporando metodologias e conceitos de outras disciplinas.

Burke é um historiador cultural que põe em prática algumas das diferentes abordagens discutidas nesse livro - como a recusa do conceito de civilização, a expansão da idéia de cultura e a concepção da história como narrativa.

São aqui tratadas, em ordem cronológica, as principais formas pelas quais a história cultural foi e ainda é escrita, com especial atenção para as tradições comuns aos atuais historiadores, assim como para seus conflitos e debates.

Ao final do volume, o autor apresenta uma lista de obras que marcaram o desenvolvimento da disciplina e sugestões de leitura sobre o tema.

Fonte: BURKE, Peter. O que é História Cultural? Editora Zahar. RJ: 2008.

Nenhum comentário: