sábado, 8 de agosto de 2009

Um pouco mais sobre Cultura..


imagem capturada na internet
Nesse post falo um pouco mais sobre cultura, melhor, aprofundo mais o assunto. Falo sobre cultura de massa, popular e erudita. Boa leitura!

Cultura de Massa : Chama-se de Cultura de Massa toda cultura produzida para as massas -- a despeito de heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas -- e veiculada pelos meios de Comunicação de Massa.

Cultura Popular : Cultura Popular ou Cultura Pop é a cultura vernacular - isto é, do povo - que existe numa sociedade moderna. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo, as indústrias do cinema, televisão e editorais, bem como os media de notícias.
Cultura Erudita: Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida, sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação. Sofisticada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns cara!
Gostei muito de suas definições sobre cultura de massa ou a industria cultural, tirou minhas duvidas!

Janaína Bento disse...

Tb gostei muito do post. E obrigada pelo comentário no meu espaço. Fazemos tudo isso p/ despertar o interesse dos alunos nessa disciplina q é nossa paixão.