domingo, 15 de março de 2009

PANORAMA E PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA

Sempre questiono o porquê do ensino da História. São tantas datas, fatos, “heróis”, lugares e contextos que parecem que não servem para muita coisa, além de base para questões do vestibular. No entanto, há um erro muito grande nessa afirmação anterior, quem disse que História se limita às datas, aos fatos, aos supostos heróis, aos inúmeros lugares e contextos?

Não podemos fugir desses pequenos “detalhes”, no entanto limitar o ensino da História a isso é mais ou menos fazer com que os nossos alunos saião da escola especializados nessa disciplina. Fracamente, qual seria o sentido disso? Pode ser bastante útil para o vestibular, que está começando a mudar esse sentido meramente informativo, no entanto não tem utilidade nenhuma para a vida.

Esse deve ser ponto central do ensino da História, a vida, pois nos esquecemos que a História é feita por homens e mulheres que também tiveram 13, 15,17 ou 23 anos um dia, que também tiveram dúvidas, desejos e escolhas. Esses Seres Humanos entraram para a galeria da História porque em algum momento – para bem ou o mal – fizeram escolhas e certamente saíram do lugar comum e assumiram a História em suas mãos.

Meus caros, entre tantas outras utilidades que a História nos serve – e veremos isso ao longo do ano – uma das mais importantes é nos fazer entender que nós somos os únicos responsáveis pelas nossas vidas e por nossas escolhas, não quero dizer que somos uma ilha, porém precisamos tomar a História em nossas mãos, não para fazermos parte de livros, mas para modificarmos nossas próprias vidas e – por que não? – estimular um pouco a mudança na vida das pessoas que amamos ou daquelas que precisam.
Aos que ainda acham que História é apenas uma “decoreba”, que se limita ao passado, sinto decepcionar, porque ao longo desse ano em sala de aula e no Blog veremos que ela está muito longe disso, pois além de nos ajudar a viver melhor, ela pode ser um divertido passatempo.
"A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado.”
(Henry Peter).

Nenhum comentário: